PRÊMIO AGF

O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo em 2004 e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar anualmente quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade do nosso campo científico.
O PAGF é entregue anualmente em cinco categorias: 1) Iniciação Científica; 2) Mestrado; 3) Doutorado; 4) Pesquisa Aplicada; e 5)Sênior, que premia um pesquisador por sua trajetória acadêmica e pelas contribuiçoes para consolidar o jornalismo como área científica. A Categoria Pesquisa Aplicada foi integrada ao PAGF em 2018.
A categoria Sênior é julgada pela diretoria executiva e pelo conselho científico da SBPJor. As demais categorias são julgadas por comissões julgadoras específicas, cada uma delas composta pesquisadores designados pelo Coordenador da premiação. Cada comissão julgadora delibera pelo voto da maioria de seus membros.
Prêmio AGF 2025
A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) abriu as inscrições para a edição 2025 do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF), uma das principais premiações nacionais dedicadas à valorização da produção científica em jornalismo no Brasil. Os trabalhos podem ser inscritos até 7 de julho de 2025, exclusivamente via formulário digital, disponível neste link.
O prêmio reconhece contribuições relevantes à consolidação do jornalismo como campo científico, abrangendo desde a graduação até a trajetória sênior de pesquisadoras(es). Para esta edição, serão aceitos apenas trabalhos apresentados, defendidos ou publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.
Cinco categorias de premiação
O PAGF 2025 será concedido em cinco categorias:
- Iniciação Científica/TCC: para pesquisas de graduação adaptadas ao formato de artigo científico;
- Mestrado: dissertações de programas de pós-graduação em Jornalismo;
- Doutorado: teses defendidas na área;
- Pesquisa Aplicada: produtos e inovações tecnológicas ou metodológicas de impacto na prática jornalística;
- Sênior: homenagem à trajetória acadêmica de pesquisadoras(es) que tenham contribuído de forma significativa para o campo.
Destaque para a categoria Pesquisa Aplicada, que contempla produtos como aplicativos, softwares, novos formatos narrativos, modelos de negócio, métodos investigativos e outras soluções relevantes à prática jornalística.
Na categoria Sênior, as indicações podem ser feitas por qualquer associada(o) da SBPJor, mediante justificativa com resumo da trajetória acadêmica da pessoa indicada.
Avaliação e premiação
Cada vencedora(o) receberá certificado (e também a(o) orientadora/orientador, quando aplicável), e, no caso da categoria Sênior, será entregue uma placa comemorativa. A depender de recursos, a entidade poderá subsidiar a participação das(os) agraciadas(os) no 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro de 2025, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).